Que cheiros te trazem conforto em dias de estresse?

Imagem por: Elisabeth Casagrande

Imagem por: Elisabeth Casagrande

Primeiramente: um brinde a Dâmaris, que teve a idéia de unir a ‘blogosfera perfumada’ em torno de uma mesmo assunto!

Stress… como viver com (ou sem) ele? O estresse, seja ele de natureza física, psicológica ou social, é composto de um conjunto de reações fisiológicas que se exageradas em intensidade ou duração podem levar a um desequilíbrio no organismo. A reação ao estresse, porém, é uma atitude biológica necessária para a adaptação à situações novas. Recomendo a leitura desse texto, caso queira se aprofundar no assunto: http://www.medtrab.ufpr.br/arquivos%20para%20dowload%202011/saude%20mental/Delimitando%20o%20conceito%20de%20stress.pdf

Sou irritadiça, impaciente, ansiosa, hiperativa e reativa por natureza, quase agressiva. Em suma, um inferno, coitados dos que me aturam diariamente… Volta e meia tá lá o Sr. Stress – que hoje já é personificado, é uma entidade a rondar a vida das pessoas –  batendo na porta! E eu fico mais ou menos assim:

fright night Filme Trash: lixo ou genial?

Por que não usarmos dos benefícios dos aromas para ‘tirar’ o stress – mesmo que temporariamente – de nossa vida? A aromacologia fala sobre os efeitos positivos causados pelos aromas em todo organismo, nas emoções e no humor além de trazer bem-estar e melhorar a qualidade de vida (veja mais aqui: http://laszlo.ind.br/).

Não vou falar em aromas de forma geral, mas de perfumes que me acalmam em tempos de calor e de frio. No calor, adoro o aroma refrescante do chá-verde, é como um ganho gelado na alma! Gosto ainda dos perfumes que contém ‘cheiro de água’ e remetem a limpeza e frescor. No frio amo o conforto, o abraço da baunilha! É como um cobertorzinho macio mansamente colocado em suas costas!

E a lavanda! Soberana quando o assunto é relaxar e aquietar os sentidos! Ela é pra qualquer estação, qualquer hora e lugar! Rainha da paz e tranquilidade!

Seguem alguns perfumes que uso para ‘baixar a guarda’, no calor:

perfumes verão

Green Tea Tropical, Elizabeth Arden

Green Tea Lavander, Elizabeth Arden

CK One, Calvin Klein

Funny!, Moschino

Lavanda Johnson’s, imbatível!

E no frio:

pefumes frio

Eau des Missions, Les Couvent des Minimes

Vanilla Monoi, Tiare Tahiti

Heliotrope Blanc, L.T. Piver

E não posso deixar de citar o mergulho em uma piscina de chá morno que oferece o Eau Perfumée au Thé Rouge, da Bvlgari! Esse, para dias frescos, nem quentes nem frios!

Leia também os textos sobre o mesmo tema nos blogs: 1nariz, Village Beauté, van mulherzinha, Pimenta Vanilla, Perfumes Bighouse, Le Monde est Beau, Perfumes et Poésie, Templo dos Perfumes, Perfume na Pele.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

27 comentários sobre “Que cheiros te trazem conforto em dias de estresse?

  1. Oi Diana. Cada texto uma surpresa! Uma perspectiva diferente, novos cheiros – apesar de ter encontrado aqui vários frascos , velhos amigos perfumados. Também adoro a sensação gostosa com Thé Rouge, CK One e Green Tea. Uma delícia este encontro de vários amigos blogueiros sobre o mesmo tema . Que tenha continuidade ! beijocas de Elisabeth de Perfumes Bighouse.

  2. Todos aromas delicados…mas sabe qual me chamou a atenção? Um que não conheço nadinha….Funny de Moschino. Fiquei com ótima impressão quando li sobre ele na APP!
    Bjusss

  3. Diana, sou parecidíssima contigo nesse aspecto! Sou ansiosa, estressada, hiperativa tb, vivo numa pilha, caminho e falo rápido. Adorei a fotinho da mulher insana, rsrsrsrsr
    Não conheço os flankers do green tea, só o original que não sei porque acabei esquecendo de colocar no meu post. O adoro demais, no verão é necessário!!

    Quanto ao Eau des Missions, depois daquele acidente em que o meu vidro de 250 ml de estatelou na escada do prédio….me revoltei e comprei meio litro do momoso. Bem, eu literalmente tomo banho com ele, facilita molho até os cabelos, saio exalando açúcar de baunilha por tudo!

    Bjuxxx

    • Lembro do seu incidente-acidente sim, sofri por vc! O Green Tea e seus flankers são lindos, mas duram tão pouco… praticamente um body splash! Viu a mulhezinha dos filmes trash dos anos 80? Minha cara, e sua tbém! Eu ia colocar um gif super legal, mas não consegui 😦
      Vou tentar o Missions nos cabelos pós lavagem, deve ficar de fato delicioso! Bjos, K-Pax!!!!

  4. Outra estressada apresentando-se! As lavandinhas fazem parte do meu dia a dia, não consigo ir dormir sem passar uma lavandinha. Pra variar, amei seu post, vc sabe que sou sua fãzona… bjão!

  5. Descobri, Diana, com o tempo, que cheiros que me acalmam, e que por consequência passo com frequência para dormir, são os que me levam a recordações da infância (morava com meus avós que tinham mercearia com sorveteria (balas, balas e mais balas, pudins, cremes, sorvetes…tudo à vontade, me esbaldava, rs): BAUNILHA, caramelo, leite, algodão doce, chocolate, côco…..tudo isso me traz conforto e aconchego…daí, para dormir: uma ou duas borrifadas de Pink sugar, Angel, Hypnotic poison, Pi, Vanilla Lace, e outras gulodices (Não me estranha não, sou esquisito mesmo, rs…). Bjos!

    • Nem um pouco, acho os cheiros ‘culinários’, gulosos e ‘lambíveis’ são excelentes para dormir! Sou super fã da categoria e açúcar sempre acalma né? E que sorte ter tido avós donos de ‘venda’, heim, Bira?

  6. ola, estou a procuraa de um perfulme que acalme sou extremamente ansioso mas tambem me incomoda cheiros fortes, vi que o cheiro de pinheiro é calmante, existe algum perfume nessa linha?

Deixe um comentário