Catarina de Médicis, Luís XV e Imperatriz Josefina

Imagem

Catarina de Médicis

Catarina de Médicis, quando partiu de Florença para casar com Henrique de Valois, futuro Rei da França, em 1522, trouxe dois perfumistas incumbidos de procurar durante a viagem uma vegetação similar a de Toscana. Encontraram, no sul da França, na região de Provence, a aldeia de Grasse, com suas colinas, rosas e jasmins. Foi assim que nasceu a cidade dos perfumes. Logo a reputação dos perfumes de Grasse conquistou Paris e, depois, toda a Europa. Em 1850 a cidade já contava com 50 perfumarias. Ficou rico e famoso o perfumista de Maria de Médicis (1573-1642), René le Florentin, no século XVII.

 Imagem

Luís XV

Na corte do Rei Luís XV o protocolo obrigava o uso de um perfume diferente para cada dia da semana. Não precisa de mais para ilustrar a paixão do monarca pela perfumaria.

Imagem

Imperatriz Josefina de Beauharnais

A Imperatriz Josefina, primeira esposa de Napoleão Bonaparte, vivia envolta em uma nuvem de almíscar, diz-se que a mesma gastava fortunas em fragrâncias exóticas e marcantes. Tanto é que 60 anos após sua morte, os aposentos e o leito que ocupava no palácio de Malmaison ainda exalavam odor de almíscar, que resistia mesmo após sucessivas lavagens. E pelo jeito precisava mesmo de tanto perfume, uma vez que sabe-se que em uma das mensagens que Napoleão enviou para ela, dizia: “Chegarei a Paris amanhã á noite. Não se lave”.

Bom, depois discutiremos sobre a atração exercida pelos odores corpóreos “naturais”…

3 comentários sobre “Catarina de Médicis, Luís XV e Imperatriz Josefina

  1. Catarina de Médicis foi uma das mulheres mais pérfidas da História — sob o prisma humanitário dos dias atuais: quem estudou um pouquinho sabe que nenhum monarca poderoso distribuía doces para criancinhas no dia de Cosme e Damião. Não sabia que essa fofa foi responsável pelo surgimento de Grasse como um pólo criador de perfumes, que massa! É um dos lugares do mundo que eu preciso conhecer!

    Quanto a Josefina e os odores corpóreos, sabe que meu marido já pediu para eu não usar tanto perfume, pois apaga meu cheirinho “natural”? 😮 Como é que faz? Nem para dormir e fico sem perfume! Rs.

    • Então, meu marido fala isso também, pede pra eu não colocar perfume pra dormir… E como é bom saber que nosso cheiro natural agrada a eles né? Esses monarcas cheios de manias e sempre nos surpreendendo, ninguém é 100% imprestável, tá vendo… Em breve falarei sobre uma figura da história nacional, muito interessante!!!! Juro que se um dia eu for pra Grasse eu vou beijar o chão.

Deixe um comentário